Nota  de Consternação do ICHF/UFF  pelo Assassinato Político de   Maria Bernadete Pacífico (1951-2023)

É com profunda tristeza e preocupação que o Instituto de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal Fluminense recebe a notícia do assassinato de Maria Bernadete Pacífico.  Trata-se de um assassinato político, fenômeno estrutural nos territórios negros, quilombolas e indígenas que requer máxima atenção do Estado brasileiro.

Bernadete Pacífico era figura central no Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado no município de Simões Filho (BA). Conhecida como Yalorixá ‘Sambadeira’, foi coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial do município e contemplada pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadã de Simões Filho.

A comunidade, certificada em 2004, tem origem no século XIX. Composta por três centenas de famílias, vive da agricultura e da pesca, além do artesanato de “piaçava”. A comunidade vem sofrendo os impactos cumulativos do Polo Industrial de Camaçari (anos 1970) e, nas últimas décadas, pela especulação imobiliária industrial e grandes empreendimentos públicos e privados, como o Complexo Penitenciário Simões Filho (2007), as obras na rodovia BA–093 (2009) e a Variante Ferroviária de Camaçari (2009).

Em julho passado, em encontro da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, com lideranças quilombolas baianas, Mãe Bernadete denunciou ameaças e violências contra a comunidade quilombola, como parte da sua atuação na busca por justiça e na defesa da memória e da dignidade de seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, alvejado depois de deixar o filho na escola, em 2017.

Mãe Bernadete foi brutalmente assassinada a tiros na noite do dia 17 de agosto de 2023 dentro do espaço que era seu terreiro de candomblé e sede da sua associação quilombola.

O ICHF/UFF se solidariza com os familiares, amigos e com toda a comunidade quilombola   e cobra celeridade do Estado Brasileiro no desvendamento do caso, além de justiça e reparação para a comunidade Quilombo Pitanga dos Palmares!

Translate »