3ª Mostra de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Diálogos entre o cinema e a academia

24 24America/Sao_Paulo novembro 24America/Sao_Paulo 2023 @ 18:30 - 21:30 -03

A “3ª Mostra de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Diálogos entre o cinema e a academia” é uma ação extensionista coordenada pelo Prof. Júlio César de Souza Tavares, que faz parte do 16º Encontro de Cinema Negro Africano e Afrodiásporico Zózimo Bulbul.

A mostra será realizada em parceria dos campi da UFF das cidades de Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua e Niterói, e será transmitida pelo canal oficial do Centro de Artes da UFF (acesse https://www.youtube.com/@CentrodeArtesUFFOficial) nos dias 24/11 e 25/11 de 2023, das 18h30 às 21h30.

Segundo o Prof. Júlio César “Ao criar os “Encontros de Cinema Negro”, o cineasta Zózimo Bulbul fez emergir um espaço até então inédito, promovendo debates em múltiplas direções a partir de uma ousada agenda de discussões e reflexões sobre a potência da representação étnico-racial no audiovisual, sobre o cinema como máquina de visão, sobre o lugar do olhar e o destino das imagens, sobre a relação entre subjetividade e a força da interculturalidade visual. Com isso, Zózimo Bulbul conseguiu inventar com o “Encontro” um lugar de memória, agregando cineastas, atores, produtores, roteiristas e todo povo do cinema em torno da filmografia negra.”

Programação:

Dia 24/11 (Curtas)

Abertura:

Flávia Rios – Professora do Departamento de Sociologia/uFF. Diretora do ICHF/UFF.

Daniel Bitter – Chefe do Departamento de Antropologia/UFF.

Julio Cesar de Tavares – Professor Titular do Departamento de Antropologia.
Coordenador do LEECCC/UFF. Coordenador do LEN-PACC/UFRJ.

Augusto César Gonçalves e Lima – Professor do Instituto de Educação de Angra dos
Reis (IEAR/UFF).

Superior (INFES/UFF).

Exibição de filmes:

Pequena África (Zózimo Bulbul, RJ, 14′, 2002).
Joãosinho da Gomeia – O Rei do Candomblé (Janaína Oliveira Re.Fem e Rodrigo Dutra,
RJ, 14’24”, 2020).
A Padroeira (Clementino Júnior, RJ, 12′, 2020).

Debatedores:

Janaína Re.Fem – Cineasta, Diretora, Mestranda PPCulT/UFF, Coordenadora de Formação Audiovisual no Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul e nos Encontros de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África, Caribe e outras Diásporas. Diretora da JOR Produções e Analista de Mercado Audiovisual na Raio Agency.

Clementino Júnior – Cineasta, Cineclubista, Educador Audiovisual e Ambiental, Pesquisador e Doutorando em Educação do GEASur/Unirio, e Fundador do CAN — Cineclube Atlântico Negro/as.

Comentarista:

Nilton Santos – Professor do Departamento de Antropologia da UFF.

Mediador:

Reis (IEAR/UFF).

Dia 25/11 (Longa)

Exibição de filme:

Cavalo (Raphael Barbosa e Werner Salles, AL, 84’45”, 2020)

Debatedores:

Raphael Barbosa e Werner Salles – Com trajetórias distintas no cinema, os diretores Rafhael Barbosa e Werner Salles têm desenvolvido uma parceria desde o documentário “Interiores ou 400 Anos de Solidão”, dirigido por Werner em 2012. “Cavalo”, o primeiro longa de ambos, soma as experiências de Raphael em curtas de ficção (“KM 58”, “O Que Lembro, Tenho”), e de Werner (“Imagem Peninsular de Lêdo Ivo”, “História Brasileira da Infâmia – Parte 1”) em telefilmes documentais. Atualmente os diretores trabalham em seus primeiros longas de ficção, “Olhe para Mim”, de Barbosa, e “Ed. Miami”, de Salles. Na sequência os dois irão dirigir o longa-metragem de animação “Utopia”, novamente em codireção.

Comentarista:

Janaína Damasceno – Professora do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult/UFF) e da Febf/Uerj.

Mediador:

Silvio Cezar de Souza Lima – Diretor do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF)

Comissão Organizadora:

Augusto César Gonçalves e Lima (IEAR/UFF)
Cláudia Puentes (LEECCC/UFF)
Fred Luiz de Souza (LEECCC/UFF)
Pedro Gradella (CEART/UFF)
Julio Cesar de Tavares (LEECCC/UFF)
Silvio Cezar de Souza Lima (INFES/UFF)
Vítor Gonçalves Pimenta (LEECCC/UFF)

Apoio:

Coletivo Ubuntuff de estudantes negros e negras do IEAR