3ª Mostra de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Diálogos entre o cinema e a academia (coordenada pelo Prof. Júlio César de Souza Tavares - tavjulio@gmail.com)
Ação extensionista coordenada pelo Prof. Júlio César de Souza Tavares, que faz parte do 16º Encontro de Cinema Negro Africano e Afrodiásporico Zózimo Bulbul. A mostra será realizada em parceria dos campi da UFF das cidades de Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua e Niterói, e será transmitida pelo canal oficial do Centro de Artes da UFF (acesse https://www.youtube.com/@CentrodeArtesUFFOficial) nos dias 24/11 e 25/11 de 2023, das 18h30 à 21h30. Segundo o Prof. Júlio César “Ao criar os “Encontros de Cinema Negro”, o cineasta Zózimo Bulbul fez emergir um espaço até então inédito, promovendo debates em múltiplas direções a partir de uma ousada agenda de discussões e reflexões sobre a potência da representação étnico-racial no audiovisual, sobre o cinema como máquina de visão, sobre o lugar do olhar e o destino das imagens, sobre a relação entre subjetividade e a força da interculturalidade visual. Com isso, Zózimo Bulbul conseguiu inventar com o “Encontro” um lugar de memória, agregando cineastas, atores, produtores, roteiristas e todo povo do cinema em torno da filmografia negra.”
Autores e seus livros (coordenado pelo Prof. Vladimir Menezes Vieira - vladimir.m.vieira@gmail.com)
O Ciclo de Debates ‘Autores e seus livros’ foi criado em 2020 com o objetivo de apresentar a todos os interessados a produção filosófica brasileira convidando autores que tenham publicado livros recentemente para debaterem as suas obras com mediação de professores da UFF e convidados de outras IFES. Os palestrantes são incentivados a apresentarem suas ideias em uma linguagem menos técnica, de interesse não apenas para pesquisadores mas também para a sociedade em geral. O evento é realizado mensalmente, de forma remota, a participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. Desde 2021, o projeto é oficialmente registrado junto à PROEx como uma ação de extensão.
Ciclo de Oficinas Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (coordenado pela Profª. Flávia Rios - flaviarios@id.uff.br)
A Plataforma Lattes no Brasil é um relevante sistema de informação curricular que permite o registro da produção científica e tecnológica de cada pesquisador, sendo utilizada principalmente para avaliações isoladas de grupos ou instituições. Apesar de amplamente reconhecida como uma ferramenta essencial para acadêmicos e pesquisadores brasileiros, muitos discentes de graduação ou pós-graduação não possuem cadastro ou enfrentam dificuldades ao utilizar e atualizar corretamente a plataforma, o que pode impactar negativamente suas oportunidades acadêmicas e profissionais. O processo de escrita acadêmica e publicação também apresenta particularidades que podem ser desconhecidas de discentes, principalmente em estágios iniciais de sua formação. Nesse sentido, com o objetivo de auxiliar os graduandos nesses processos, propomos a realização de uma oficina de Currículo Lattes e de publicação e escrita acadêmica que busque descomplicar o uso e a atualização da plataforma e suas ferramentas, além de seus processos inerentes ao campo da produção científica, capacitando os participantes a criar e manter um currículo Lattes de maneira adequada e os auxiliando no aprimoramento da capacidade de expressão escrita em linguagem formal, com o reconhecimento e construção dos principais componentes do texto acadêmico, além da compreensão do processo de publicação de um artigo científico.
Ciência Política para Todos (coordenado pelo Prof. José Paulo Martins Junior - jomartins@id.uff.br)
Tem havido um aumento do interesse da sociedade pela discussão política, levantando questionamentos sobre a importância das instituições e da constituição. Pensamos que tal manifestação de interesse precisa ser acompanhada de um conhecimento mais aprofundado das instituições. Com a colaboração de docentes e discentes, engajados em projetos de pesquisa e de ensino do departamento de ciência política e dos cursos de graduação e pós-graduação do ICHF-UFF, em parcerias que serão construídas, foi elaborado este projeto de extensão para contribuir no processo de formação político-cidadã. Comprometidos com a formação da cidadania e atentos à responsabilidade social de uma Universidade Pública, o objetivo deste projeto é contribuir para o aperfeiçoamento da formação política dos cidadãos a partir de dinâmicas de ensino, pesquisa e extensão, apresentando de forma didática e acessível as temáticas e atores envolvidos na realidade política nacional. A proposta é desenvolver pesquisas, com a participação de docentes e discentes do IFCH-UFF, em uma perspectiva interdisciplinar, relacionadas à formação político-cidadã. A partir dessas pesquisas, será elaborada uma serie de materiais didáticos, tais como podcasts, videoaulas, cartilhas e apostilas que servirão de apoio ao desenvolvimento das atividades de formação política em espaços públicos e privados. O objetivo é atuar em escolas de ensino médio. Essas atividades incluirão a realização de jornadas e palestras ministradas por estudantes do IFCH com o apoio dos materiais elaborados. O intuito é disponibilizar materiais na internet e nas plataformas de áudio e vídeo. Dessa forma, não só o público-alvo inicial, mas pessoas interessadas poderão acessar esse conhecimento.
Clínica Jurídica para defesa de direitos e inclusão social da população LGBTQ+ vulnerável de Niterói (coordenada pela Profª. Carla Appollinário de Castro, da Faculdade de Direito/PPGSD - carla_appollinario@id.uff.br)
A proposta da Clínica Jurídica voltada ao acolhimento e à inclusão social da comunidade LGBTQIA+ de Niterói visa promover atividades por meio de um conjunto de práticas de ensino, pesquisa e atividades extensionistas na área do Direito, para a atuação com os grupos LGBTQIA+ vulneráveis em relação ao acesso aos seus direitos. A metodologia do projeto é o modelo utilizado pelas faculdades de direito no país: uma clínica jurídica, de caráter multifacetado e que permite o cumprimento de diversas finalidades. Primeira, porque acolhe e busca soluções (judiciais e extrajudiciais) para as demandas e conflitos apresentados por esta parcela da população. Segunda, pois, a partir dos casos acolhidos, é possível ensinar aos estudantes a prestação de serviços à comunidade (no caso, LGBTQIA+ vulneráveis de Niterói). Terceira, a partir do conhecimento dos principais eixos temáticos materializados pelos casos apresentados e da experiência do atendimento e do ensino, é interessante reverter esse acúmulo teórico e prático para a formação da comunidade interna e externa da Universidade, por meio da oferta de atividades de extensão.
Curso de elaboração de projeto de pesquisa e coleta de dados (parceria entre os grupos de pesquisa Desestrutura, LAP e LEPES - (rglima@id.uff.br)
Com o objetivo de auxiliar no processo de pesquisa e escrita acadêmica, o Fórum Educação e Sociedade oferece três módulos com atividades de formação que envolvem o desenho do projeto de pesquisa e as possibilidades de coleta de dados considerando técnicas quantitativas e qualitativas. O Fórum é formado por um grupo de professores de universidades, institutos federais e secretarias de educação básica que discutem questões relacionadas à educação pública e privada e seus impactos na organização da vida social. Neste curso, estão envolvidos professores da UFF, UFRJ, CEFET/RJ, SEEDUC/RJ, IFNMG e UnB.
Divulga RAM - Podcast (coordenado pela Profª. Renata de Sá Gonçalves - renatagoncalves@id.uff.br)
“Divulga RAM – Podcast” e “Divulga RAM – Instagram” são ações de extensão coordenadas pela Profª. Renata de Sá Gonçalves, que contaram com a participação de 45 discentes extensionistas do curso de bacharelado de Antropologia, matriculados na disciplina “Humanidades e divulgação científica”, ofertada no primeiro semestre de 2023. Essa disciplina teve como objetivo estimular a reflexão sobre a divulgação científica e desenvolver trabalhos de divulgação científica focados no evento “XIV Reunião de Antropologia do Mercosul: Reconexões e desafios a partir do sul global”, que ocorreu em Niterói entre os dias 01 e 04 de agosto.
Divulga RAM - Instagram (coordenado pela Profª. Renata de Sá Gonçalves - renatagoncalves@id.uff.br)
“Divulga RAM – Podcast” e “Divulga RAM – Instagram” são ações de extensão coordenadas pela Profª. Renata de Sá Gonçalves, que contaram com a participação de 45 discentes extensionistas do curso de bacharelado de Antropologia, matriculados na disciplina “Humanidades e divulgação científica”, ofertada no primeiro semestre de 2023. Essa disciplina teve como objetivo estimular a reflexão sobre a divulgação científica e desenvolver trabalhos de divulgação científica focados no evento “XIV Reunião de Antropologia do Mercosul: Reconexões e desafios a partir do sul global”, que ocorreu em Niterói entre os dias 01 e 04 de agosto.
Encontros de saberes: ensino, pesquisa e extensão (coordenado pelo Prof. Daniel Bitter - danielbitter@gmail.com)
O projeto, segundo o Prof. Daniel Bitter, é uma ação de ensino, pesquisa e extensão da Prograd-UFF, que tem como objetivo principal a inclusão de mestres, das artes e ofícios dos saberes tradicionais, como professores colaboradores, em atividades de ensino, em parceria com docentes da UFF. Trata-se de um projeto piloto, de caráter experimental, que visa a produção de novos diálogos interepistêmicos, nas relações entre a formação universitária e as perspectivas e práticas de grupos urbanos e comunidades tradicionais afro-indígenas. O projeto conta com a participação de docentes e estudantes de diversos Departamentos e Campus da UFF, tais como Antropologia, Psicologia, Artes, Comunicação Social, Educação, Produção Cultural, Letras e Ciências Sociais. Desde sua criação em 2017, foram oferecidas disciplinas em vários cursos da UFF. Parte das atividades pedagógicas dessas disciplinas desenvolveu-se como visitas de campo às diversas comunidades tradicionais no Estado do Rio de Janeiro. As aulas foram gravadas e editadas com o propósito de se produzir um acervo público para consulta, sendo disponibilizado no site institucional do Programa: https://encontrodesaberes.uff.br/apresentacao/. O Encontro de Saberes UFF tem contribuído para tornar a Universidade um espaço mais diverso e inclusivo, promovendo um significativo impacto sobre a formação dos/as estudantes. Desde sua criação, 6 estudantes de Antropologia participaram do Programa como bolsistas da Prograd-UFF.
Etnografismos: cartografias da pandemia (coordenado pela Profª. Olivia von der Weid - oliviaweid@id.uff.br)
“Etnografismos: cartografias da pandemia”, projeto coordenado pela Profª. Olivia von der Weid, desenvolvido a partir de 2020, sofreu desdobramentos a partir do retorno das atividades presenciais na UFF. Segundo a Profª. Olivia von der Weid, “Esse é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do Lab CONATUS (Laboratório de pesquisas sobre Corpos, Naturezas e Sentidos – GAP/UFF), que surgiu no contexto da pandemia com a proposta de nos ajudar a pausar e elaborar sentidos para o que nos acontece. De encontrar na dinâmica extra-ordinária em que vivemos, palavras que possam nomear o que sentimos, a forma como a realidade atual nos expõe. Cultivando uma abertura ao desconhecido e uma escuta etnográfica atenta, exercitamos uma escrita afetada pelas marcas de nossas experiências, vestígios de como o contexto atual nos interpela e transforma. Através dessa ação a equipe e os participantes se muniram de um conjunto aberto de ferramentas que convidam a reconquistar a liberdade de experimentação, mantendo ativa a escuta antropológica, povoando nosso campo de histórias, alimentando a criação de novos sentidos para o que hoje nos investe.” Ainda segundo a coordenadora da ação “No laboratório virtual de escrita etnográfica, os bolsistas, pesquisadores e alunos envolvidos desenvolveram uma investigação coletiva das múltiplas camadas de deslocamento de sentidos, na experiência diferencial de conceitos e categorias sociais tais como tempo, rotina, espaço, sociabilidade, memória, técnicas corporais, sensibilidades e afetos. Os resultados alcançados na pesquisa se transformaram em ferramentas de apoio ao ensino remoto em antropologia, uma vez que geraram conteúdos para o desenvolvimento de material didático e novas metodologias para a prática de observação etnográfica, oferecendo caminhos pedagógicos que propiciassem o acolhimento dos alunos e a qualidade do acesso e da produção de conhecimentos na modalidade virtual. O material foi trabalhado em 4 turmas de graduação entre 2020 e 2021, envolvendo cerca de 180 estudantes.”
Mapeamento das coleções etnográficas no Brasil 2023 (participação de pesquisadores de todo o Brasil incluindo a Profª. Renata Gonçalves - renatagoncalves@id.uff.br)
“Mapeamento das coleções etnográficas no Brasil 2023”, uma parceria entre pesquisadores de todo o Brasil apresenta a participação das professoras Renata Gonçalves e Simone Vassallo da UFF. Segundo a Profª. Renata Gonçalves “A iniciativa de um abrangente levantamento das coleções etnográficas no Brasil foi proposta pelo Comitê de Patrimônios e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) em 2018. Desde então, organizou-se uma rede nacional, articulando pesquisadores nas cinco regiões do país, na qual a UFF se insere na região Sudeste. Esta iniciativa pioneira visa localizar, qualificar, sistematizar e disseminar dados gerais sobre acervos etnográficos preservados por museus e outras instituições de memória, num portal virtual, público e gratuito. O propósito desse projeto de extensão é contribuir com esta iniciativa nacional no campo do patrimônio cultural brasileiro, através de atividades de difusão (seminário), de formação discente (treinamento e coleta de informações museológicas) e de produtos de comunicação (produção audiovisual). Em 2022 a ação teve a participação da bolsista de extensão, aluna do curso de Antropologia do ICHF, Vitória Lorenzi Corrêa.”
Morro da Providência, Livramento e Pinto - Conectando a cidade partida (coordenado pelo Prof. Marcelo Pereira de Mello - marcelopereirademello@gmail.com) - Instagram @projetocriauff
Partindo dos dispositivos legais que reservam 50% das vagas das universidades públicas para estudantes oriundos das escolas públicas, o programa proposto pretende estimular os jovens dessas comunidades a colocar a universidade no horizonte de suas atenções e interesses, e que possam, com o estímulo da comunidade universitária, se preparar para o ensino superior e para as oportunidades de trabalho e perspectivas de melhoria de renda. Para tanto, nosso projeto atuará em duas frentes: na frente educacional, promovendo atividades práticas (visitas guiadas às instalações universitárias: bibliotecas, laboratórios, salas de aula, oficinas) e teóricas (palestras, cursos de curta duração), com vistas a apresentar a universidade para estes estudantes; na frente ocupacional, facilitando com informações o contato dos estudantes com ofertas de estágio profissional em empresas da região.
Vivências Pataxó: saberes ancestrais femininos (parceria do LAB CONATUS - Laboratório de pesquisas sobre Corpos, Naturezas e Sentidos - GAP/UFF, com a Associação Comunitária Indígena Pataxó Hã Hã Hãe Kanã Pataxi Ui Tanara e com a Associação Paraguaçu de Mulheres Indígenas - oliviaweid@id.uff.br)
Segundo a Profª. Olivia von der Weid, coordenadora da ação, “o projeto tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão para apoiar a realização de Encontros de Mulheres indígenas e não indígenas nas aldeias, e a construção de um acervo virtual da cultura e memória do povo Pataxó Hã hã hãe, com raízes na etnia Tupinambá. Destaca-se ainda a relevância dessa iniciativa para disponibilização de um rico material audiovisual sobre a cultura e história indígena do país, contribuindo para ampliação do conhecimento do público mais amplo, e, em especial, estudantes e educadores interessados no cumprimento da Lei 11.645, de 2008, que fala da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas do país.” Atualmente o projeto conta com a participação de um bolsista de extensão. Em 2023 foram realizados 3 eventos associados a essa ação (com a participação de 45 alunos), duas rodas de conversa na UFF e uma visita à Aldeia Maracanã (com a participação de 54 alunos).