A XIV Reunião de Antropologia do Mercosul de 2023 foi realizada na Universidade Federal Fluminense entre os dias 1 e 4 de agosto de 2023, organizada por professores do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – o ICHF. Esse foi o maior evento de Antropologia dos últimos anos, marcando uma importante fase de “reconexões e desafios a partir do sul global”, tema que impulsionou esta XIV Reunião, pela primeira vez realizada fora do eixo de estados do sul do país. Muitas atividades como grupos de trabalho, mesas redondas, simpósios, oficinas e minicursos aconteceram no campus Gragoatá da UFF.

Fotos Marcelo Valle

Na sala Nelson Pereira dos Santos aconteceu a solenidade de abertura, com presença do reitor da UFF Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, da Pró-reitora de assuntos estudantis Alessandra Barreto, da coordenadora de pesquisa da Pró reitoria de pesquisa e inovação, Helena Castro, dos organizadores do evento, professores Renata Gonçalves – presidente da XIV RAM, Deborah Bronz e Felipe Berocan, do presidente de honra professor Roberto Kant de Lima, da Diretora do ICHF Flávia Rios, do Superintendente do Centro de Artes Leonardo Guelman e do presidente da Fundação de Artes de Niterói, Fernando Brandão. A conferência de abertura do dia 1 de agosto foi realizada pela antropóloga colombiana Mara Viveros Vigoya. No segundo dia do evento, a conferência foi proferida pelo antropólogo brasileiro radicado no México Gustavo Lins Ribeiro. O pesquisador argentino Horácio Araoz nos brindou com sua conferência no dia 3 de agosto. O encerramento aconteceu no Teatro da UFF no dia 4 de agosto com as conferencistas antropólogas indígenas Lorena Cañuqueo, ativista Mapuche da Argentina e Jozileia Kaingang, antropóloga do Ministério dos povos indígenas.

Fotos Marcelo Valle

Toda a programação foi recheada de apresentações culturais e percursos guiados pela cidade de Niterói e Rio de Janeiro, feiras de livros e de artesanato indígena.
No fim de semana, dias 29 e 30 de julho, o Centro de Artes da UFF (prédio da Reitoria em Icaraí) abrigou a abertura das mostras de fotografias, artes e produções sonoras e a exibição da mostra de filmes da XIV RAM com a presença dos realizadores no CineArte UFF. As exposições de fotos e produções sonoras ainda podem ser visitadas até dia 3 de setembro.

Esse foi o primeiro grande evento totalmente presencial, pós pandemia, e contou com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Antropologia e da participação das associações de antropologia da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e da ALA -Associação Latinoamericana de Antropologia, redes e grupos de pesquisa, pesquisadores, estudantes de antropologia, e de áreas afins, de todo o Brasil e de diversos países da América do Sul. O evento também foi apoiado pela Faperj, CNPq e Capes. Contamos com o apoio de muitos professores, estudantes e técnicos da UFF imbuídos do mesmo espírito de fazer da UFF um espaço de acolhimento, de conexões e reconexões entre pessoas, grupos e redes. Também contamos com a monitoria, apoio fundamental, de 93 estudantes da UFF. A cobertura do evento foi feita pelos estudantes de graduação da UFF dos cursos de Antropologia, Ciências Sociais e Sociologia, por meio do projeto de extensão de divulgação científica da equipe do @Divulga_Ram que pode ser acessado nas redes sociais.

A Comissão organizadora presidida pela professora Renata de Sá Gonçalves agradece imensamente a toda a equipe da comunidade do ICHF e todos os colaboradores desse grande evento.

Foram:

2.625 credenciados

2.367 resumos aprovados em 133 Grupos de trabalho

4 Pré-eventos

4 Conferências

9 Simpósios Especiais

75 Mesas-Redondas

20 Minicursos

10 Oficinas

17 Ensaios Fotográficos

22 Produções audiovisuais

8 Produções Sonoras

73 Livros e Revistas lançados

Reuniões, atividades culturais, feira de livros e de artesanato!