Disciplinas de Extensão Antropologia/Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado)/Sociologia

 

ANTROPOLOGIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Introduzir estudantes da graduação a algumas das reflexões teóricas produzidas quando conceitos e abordagens antropológicos são relacionados à produção do conhecimento e às práticas educativas. Refletir sobre as implicações teórico-políticas da diversidade no ambiente escolar. Contribuir com a formação de estudantes do ensino médio/formação de professores e de professores/as da educação básica a partir do desenvolvimento de minicursos e/ou oficinas sobre temas relacionados à diversidade na educação escolar a partir de uma abordagem antropológica.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Abordagens antropológicas da educação. Desigualdades de classe, gênero e raça na sala de aula. Educação das relações étnico-raciais. Educação indígena e povos indígenas e educação na sociedade abrangente. Educação do campo. Educação quilombola. Capacitismo, educação e pessoas com deficiência. Produção do saber e epistemologias não-ocidentais. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de atividade extensionista.

ANTROPOLOGIA EXTRAMUROS - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Estabelecer novas bases da relação entre o/a antropólogo/a e a sociedade, para além do espaço universitário; promover a produção e a prática de conhecimentos situados no campo da Antropologia; estimular interlocuções na prática antropológica de ações do Estado e de seus operadores jurídicos e administrativos.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A disciplina optativa Antropologia extramuros, de caráter extensionista, trata de abordar problemas atuais da atuação antropológica em diferentes situações sociais na esfera pública com interlocução direta com grupos/indivíduos/ movimentos sociais. Serão realizadas atividades teóricas e práticas sobre as condições de construção do conhecimento antropológico e de sua atuação profissional fora do espaço universitário. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de uma atividade extensionista.

ANTROPOLOGIA DA AÇÃO - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Esta disciplina se inspira nos debates da “antropologia da ação”, a fim de refletir sobre os usos, apropriações e demandas que diversos coletivos fazem do conhecimento antropológico na contemporaneidade. Para tanto, destaca as reflexões reconhecidas por esta rubrica para construir práticas extensionistas específicas que serão desenvolvidas a partir da interlocução entre professxr, estudantes e sociedade. Tal proposta aposta que as práticas de extensão assim elaboradas gerem, dentre outras criações, reflexões que propiciem diversos desdobramentos para o que entendemos por antropologia da ação, contribuindo assim, para a ampliação/amplificação das antropologias aplicadas e implicadas (incluindo o aprimoramento da extensão universitária realizada pela antropologia).

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Perspectivas da antropologia da ação. Antropologia Aplicada e a Antropologia implicada. Trabalho de campo, etnografia e reflexões críticas contemporâneas. Conhecimento antropológico e campos de atuação.

DIREITOS HUMANOS E SOCIEDADE - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Considerar a temática dos Direitos Humanos e seus desdobramentos a partir de uma perspectiva pedagógica extensionista no campo da Antropologia e das Ciências Sociais como um todo.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O conceito de Direitos Humanos de uma perspectiva plural, sua pertinência e debate; Direitos Humanos como categoria nativa e pauta de reivindicações políticas e morais; Políticas públicas e movimentos sociais no campo dos Direitos Humanos; Conflitos étnicos, raciais, religiosos, socioambientais e de gênero/ sexualidade no campo dos Direitos Humanos; Demandas por direito, reconhecimento e reparação no espaço público; Mobilizações populares, processos e estratégias de ação; Casos emblemáticos de denúncia e seus desdobramentos jurídicos e políticos; O papel dos antropólogos e antropólogas no campo dos Direitos Humanos e a dimensão ética na pesquisa e na extensão. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de uma atividade extensionista na área de atuação dos Direitos Humanos.

ECOLOGIA POLÍTICA - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O objetivo do curso é unir a perspectiva da ecologia política e da antropologia para fomentar a reflexão crítica sobre as relações entre poder, sociedades e naturezas, no âmbito de distintos contextos socioculturais. O curso levará os/as/es estudantes para uma experiência prática associada às demandas pela produção de conhecimento antropológico como suporte para compreensão e resolução de conflitos socioambientais, decorrentes de disputas por usos e sentidos diversos atribuídos à “natureza”, como fonte de vida e reprodução social, cultural e cosmológica. Os efeitos e as transformações sociais e ambientais provocadas pela ampla difusão de regimes desenvolvimentistas, os conflitos e as lutas/resistências sociais e culturais travadas por grupos que buscam o direito de recusar as formas de vida concebidas sob esses regimes também serão tema do curso. Os/as/es estudantes poderão contribuir na prática para dar visibilidade à diversidade e heterogeneidade de formas de ser, viver, pensar o mundo e projetar futuros, fomentando os debates e ampliando os acessos a direitos e justiça socioambiental.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

História da ecologia. Representações sobre a ideia de “natureza”. Natureza e cultura. A questão pública do meio ambiente. Racionalidades, modelos, práticas e políticas voltadas para a questão ambiental. Conflitos socioambientais. Justiça ambiental. Governança ambiental e desenvolvimento. Cosmologias e diversidade socioambiental. Comunidades e povos tradicionais. Educação ambiental. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de uma atividade extensionista na área de atuação da ecologia política.

HUMANIDADES E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Promover a conexão entre a produção do conhecimento acadêmico na área das Ciências Humanas e a comunidade mais ampla, incentivando a circulação de ideias e estimulando o pensamento crítico. Produzir conteúdos para divulgação da produção acadêmica na área de Humanidades em diferentes meios de comunicação, tais como: podcast, produção de vídeos, palestras, eventos em escolas da rede pública, museus, ONGs, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil, produção de material editorial para revistas acadêmicas.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Principais características da divulgação científica e dos meios e técnicas utilizados (diferentes mídias impressas e digitais, palestras, exposições, etc). A produção do conhecimento nas Ciências Humanas: questões teóricas e metodológicas. Relação entre a produção do conhecimento nas Ciências Humanas e as demandas de diversos setores da sociedade civil. A contribuição do conhecimento acadêmico nas Ciências Humanas para a formulação de políticas públicas. Produção de materiais de divulgação científica.

PRÁTICA EXTENSIONISTA EM ANTROPOLOGIA - 120H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso discutirá os campos de atuação da extensão e as relações estabelecidas entre universidade e sociedade através do planejamento e implementação de uma ação extensionista. Por meio da construção de uma experiência prática e de sua avaliação, busca-se avançar no debate sobre o compromisso social e o papel da universidade frente aos direitos, à cidadania e aos saberes não institucionalizados. O curso busca a consolidação de estratégias metodológicas participativas que considerem, em um processo reflexivo e dialógico, os princípios, critérios e demandas dos próprios grupos sociais envolvidos na prática extensionista. Para tanto, associa a vivência prática com discussões teóricas sobre o uso de conceitos, ferramentas e metodologias da antropologia em ações de desenvolvimento e transformação social.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e participativas em antropologia. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de uma atividade extensionista.

PRÁTICA EXTENSIONISTA EM ANTROPOLOGIA II - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso discutirá os campos de atuação da extensão e as relações estabelecidas entre universidade e sociedade através do planejamento e implementação de uma ação extensionista. Por meio da construção de uma experiência prática e de sua avaliação, busca-se avançar no debate sobre o compromisso social e o papel da universidade frente aos direitos, à cidadania e aos saberes não institucionalizados. O curso busca a consolidação de estratégias metodológicas participativas que considerem, em um processo reflexivo e dialógico, os princípios, critérios e demandas dos próprios grupos sociais envolvidos na prática extensionista. Para tanto, associa a vivência prática com discussões teóricas sobre o uso de conceitos, ferramentas e metodologias da antropologia em ações de desenvolvimento e transformação social.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e participativas em antropologia. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de uma atividade extensionista.

PRÁTICA EXTENSIONISTA EM ANTROPOLOGIA III - 60H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso discutirá os campos de atuação da extensão e as relações estabelecidas entre universidade e sociedade através do planejamento e implementação de uma ação extensionista. Por meio da construção de uma experiência prática e de sua avaliação, busca-se avançar no debate sobre o compromisso social e o papel da universidade frente aos direitos, à cidadania e aos saberes não institucionalizados. O curso busca a consolidação de estratégias metodológicas participativas que considerem, em um processo reflexivo e dialógico, os princípios, critérios e demandas dos próprios grupos sociais envolvidos na prática extensionista. Para tanto, associa a vivência prática com discussões teóricas sobre o uso de conceitos, ferramentas e metodologias da antropologia em ações de desenvolvimento e transformação social.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e participativas em antropologia. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Trabalho de campo, visitas técnicas, planejamento e execução de uma atividade extensionista.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE EXTENSÃO - 15H

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A Atividade Complementar de Extensão (ACE) visa ampliar e enriquecer o processo de ensino aprendizagem e a formação acadêmica dos graduandos a partir da participação em atividades extensionistas.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Atividade Complementar de Extensão – ACE engloba atividades e cargas horá rias relativas à participação de estudante em Programas, Projetos, Cursos, Oficinas e Eventos (devidamente validados pela PROEX, conforme §1o do art.8º da Resolução CEPEX Nº 567. Nesse caso, a carga horária será integralmente computada no componente dedicado à extensão. 

ETNOGRAFANDO MOBILIDADES E ECONOMIAS II – 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Esse curso tem o objetivo de auxiliar estudantes interessados em recorrer à etnografia (ou a procedimentos “etnográficos”) em suas investigações concretas. Nas sessões iniciais apresentaremos aos alunos as linhas gerais dos debates que estruturaram as discussões a respeito da economia no âmbito das ciências sociais. Ao mesmo tempo, buscaremos mostrar que, além de sugerir encaminhamentos valiosos para estudos empíricos de variadas ordens, uma leitura interessada dessas obras pode também nos fornecer pistas para a realização de análises etnográficas de mobilidades, circulações e movimentos de pessoas e coisas. As demais sessões do curso serão dedicadas a questões referentes aos procedimentos concretos de pesquisa, e à etnografia como modo de produção do conhecimento, sobretudo no que concerne a questões econômicas. Executar ações extensionistas.

 EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Princípios e instituições econômicas, produção e circulação. Mercadoria e dádiva, comércio e mobilidades. Explorações e capitalismo aventureiro. Narrativas sobre viagens e andanças. Movimento, linhas, vida. Trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas.

LUTAS CAMPONESAS, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS II - 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Apresentar e discutir com os alunos os modos pelos quais grupos camponeses e quilombolas, povos indígenas e comunidades tradicionais se constituem e se posicionam perante os projetos econômicos, políticos, culturais e sociais que ameaçam a sua existência e reprodução social. Partimos de certos debates
no marxismo e na teoria sociológica a respeito dos “movimentos sociais” para discutir as vicissitudes e especificidades das formas de ação coletiva características de coletivos que frequentemente são caracterizados como “não-modernos” ou “insuficientemente modernos”. Num segundo momento, examinamos a partir de estudos de caso selecionados os efeitos de projetos e processos de modernização, formação da nação e/ou desenvolvimento econômico sobre determinados grupos
camponeses, indígenas e quilombolas, bem como as resistências organizadas por estes últimos. Por fim, examinamos alguns dos desafios intelectuais e políticos colocados por tais mobilizações e resistências para as ciências sociais. Executar ações extensionistas. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Marxismo e Movimentos Sociais Camponeses. Mundo Rural, Modernizações e Projetos de Desenvolvimento. Lutas Camponesas, Indígenas, Quilombolas no Brasil Contemporâneo. Povos e Comunidades Tradicionais. Trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas. 

NATUREZA, SOCIEDADE E COLONIALISMOS II – 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Apresentar e discutir – filosófica e teoricamente – aos alunos a relevância das ideias de natureza e de sociedade/cultura na formação da modernidade e do Ocidente, bem como assinalar algumas discussões recentes em torno desta oposição e de seus efeitos e consequências políticos e epistemológicos/ontológicos. A oposição entre natureza e sociedade (ou “cultura”) revelou-se central na constituição do que conhecemos como mundo moderno: por exemplo, por possibilitar e revelar os
avanços científicos, tecnológicos e econômicos acelerados a partir dos séculos XVII e XVIII; por fundamentar outras oposições constitutivas de nossa existência no “Ocidente” (objeto/sujeito; corpo/mente; feminino/masculino; primitivo/civilizado); ou por tornar possível, dois séculos após o surgimento das modernas ciências naturais e em oposição a elas, as ciências sociais. Por outro lado, nas últimas décadas uma série de movimentos intelectuais e políticos – os feminismos e os movimentos LGBTT; as lutas anticoloniais e o pós-colonialismo; os ambientalismos; as filosofias e teorias pós-estruturalistas, pós-modernas, anti-humanistas e pós-sociais; as críticas e os estudos sociais da ciência e tecnologia – têm denunciado tal oposição pelo papel que desempenha em processos de dominação e
construção hierárquica de alteridades e visões de mundo. Na esteira de tais posicionamentos, cientistas e filósofos vêm problematizando o lugar e os efeitos desta oposição no âmbito da produção de conhecimento, seja no que diz respeito à relação entre as ciências sociais e naturais ou a relação destas ciências com outros saberes. Buscamos assim, nesse curso, apresentar aos alunos estes dois momentos da relação entre a natureza e sociedade/cultura: sua composição e consolidação, e sua posterior problematização. Privilegiaremos uma perspectiva panorâmica, que recorrerá à discussão de “clássicos” de diferentes campos do saber e que privilegiará os esforços de estabelecer conexões entre debates diversos em detrimento do aprofundamento em cada um deles. Executar ações extensionistas

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A oposição natureza e cultura na cosmologia ocidental. A oposição natureza e cultura nas ciências sociais. Colonialismo, colonialidade e críticas ao caráter hierárquico da oposição natureza e cultura. Poder, conhecimento e diferença. Trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas.

PRÁTICAS EXTENSIONISTA EM CIÊNCIAS SOCIAIS – 120 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso tem por objetivo refletir sobre o que é a extensão universitária, bem como planejar e executar  uma atividade de extensão. Para tanto, discutirá os campos de atuação da extensão e as relações estabelecidas entre universidade e sociedade, a partir da contribuição das principais áreas que compõem as ciências sociais: antropologia, sociologia e/ou ciência política. Por meio da construção de uma experiência prática e de sua avaliação, busca-se avançar no debate sobre o compromisso social e o papel da universidade frente aos direitos, à cidadania e aos saberes não institucionalizados. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista. 

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS I – 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso Práticas Extensionistas I tanto propicia aos estudantes uma ampla reflexão sobre o conceito de extensão universitária quanto oportuniza a construção e o planejamento de uma atividade extensionista. Para tal, associa leituras e discussões teóricas sobre conceitos centrais à temática como sociedade civil, comunidade e extensão, à construção de metodologias participativas que envolvam diretamente todos os sujeitos implicados na ação. Executar ações extensionistas.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista. 

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS II – 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso Práticas Extensionistas II tanto propicia aos estudantes uma ampla reflexão sobre o conceito de extensão universitária quanto oportuniza a construção e o planejamento de uma atividade extensionista. Para tal, associa leituras e discussões teóricas sobre conceitos centrais à temática como sociedade civil, comunidade e extensão, à construção de metodologias participativas que envolvam diretamente todos os sujeitos implicados na ação.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e
participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista.

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS III – 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso Práticas Extensionistas III objetiva discutir a extensão universitária a partir da implementação e avaliação de uma ação extensionista. Ante à vivência e a análise de tal experiência, almeja-se avançar o debate sobre a relação estabelecida entre a universidade e comunidade. Diferentes perspectivas serão
consideradas para estabelecer as virtudes e os limites de tal intervenção. O curso busca a consolidação de estratégias metodológicas participativas, assim como instrumentos para a avaliação de ações extensionistas. Executar ações extensionistas.

 EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE: 

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e
participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista. 

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS IV – 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso Práticas Extensionistas IV objetiva discutir a extensão universitária a partir da implementação e avaliação de uma ação extensionista. Ante à vivência e a análise de tal experiência, almeja-se avançar o debate sobre a relação estabelecida entre a universidade e comunidade. Diferentes perspectivas serão
consideradas para estabelecer as virtudes e os limites de tal intervenção. O curso busca a consolidação de estratégias metodológicas participativas, assim como instrumentos para a avaliação de ações extensionistas. Executar ações extensionistas. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e
participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista. 

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS V – 120 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso Práticas Extensionistas V tanto propicia aos estudantes uma ampla reflexão sobre o conceito de extensão universitária quanto oportuniza a construção e o planejamento de uma atividade extensionista. Para tal, associa leituras e discussões teóricas sobre conceitos centrais à temática como sociedade civil, comunidade e extensão, à construção de metodologias participativas que envolvam diretamente todos os sujeitos implicados na ação. Executar ações extensionistas. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e
participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista.  

PRÁTICAS EXTENSIONISTAS VI – 120 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso Práticas Extensionistas VI objetiva discutir a extensão universitária a partir da implementação e avaliação de uma ação extensionista. Ante à vivência e a análise de tal experiência, almeja-se avançar o debate sobre a relação estabelecida entre a universidade e comunidade. Diferentes perspectivas serão consideradas para estabelecer as virtudes e os limites de tal intervenção. O curso busca a consolidação de estratégias metodológicas participativas, assim como instrumentos para a avaliação de ações extensionistas. Executar ações extensionistas. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A universidade e a sociedade. Indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão. Conceitos chaves para a prática extensionista. Metodologias colaborativas e
participativas em ciências sociais. Diretrizes para a elaboração de uma ação de extensão. Planejamento, trabalho de campo, visitas técnicas e execução de uma atividade extensionista.  

RELIGIÃO & SOCIEDADE II - 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A Religião é um tema recorrente em obras de cientistas sociais ao longo da história. Entre os clássicos teve centralidade seja para a explicação das categorias fundamentais da sociedade, para sua organização e coesão, seja como elemento chave na produção de éticas e disciplinas que forjaram condições de
possibilidade para o crescimento do capitalismo no ocidente, sobretudo ultramarino. A religião também foi associada à dominação estatal, ao que é sagrado e público, à ação racional ou à paixão. Com as situações que se impuseram como problemas públicos em âmbito global ao longo das primeiras décadas do século
XX até meados dos anos 1970, a religião como objeto sofreu declínio na abordagem de sociólogos, antropólogos e cientistas políticos. Na atualidade, a religião novamente emerge como elemento vigoroso para a análise de diferentes dinâmicas sociais sendo identificada com relativa a diferentes problemas
públicos no Brasil e no mundo. Pensando, então, a religião como um fato social total, o objetivo desta disciplina é apresentar as diferentes imbricações entre religião e dimensões variadas da vida social. Discutir as interfaces da religião no passado e na atualidade com a política, cultura e arte através de textos teóricos e resultados de trabalhos etnográficos. Executar ações extensionistas. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Sagrado e profano e relação com a teoria do conhecimento em Dürkheim; Modernidade e cristianismo; Processos de secularização e modelos de laicidade; Religião e produção de identidade, comunidade, ética; Religião como fato social total: interfaces com política, arte, cultura, economia. Trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas. 

SOCIOLOGIA DA MÚSICA II - 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

Para os estudantes interessados na sociologia das artes: conceder elementos para uma análise social da música; proporcionar uma compreensão profunda da maneira como a música surge de e toma forma no meio da vida social. Executar ações extensionistas.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso é uma introdução a uma sociologia da música fundamentada nos temas centrais da disciplina. Serão abordadas as questões cruciais que emergem das relações entre as culturas musicais e o contexto social em que se desenvolvem. Para uma abordagem sociológica da música, um argumento importante é que o significado musical deve ser entendido como socialmente construído, ao invés de inerente. Consequentemente, a noção de correspondência entre estruturas sociais e musicais é altamente problemática. Será privilegiada uma abordagem com base na perspectiva de “ação social”. Ao longo do caminho, os principais pensadores são introduzidos: Adorno, Weber e Schütz, bem como mais, recentemente, Howard Becker, John Shepherd. Trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas. 

SOCIOLOGIA DO MEIO AMBIENTE II - 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O objetivo da disciplina é apresentar ao aluno como a questão ambiental emerge e se consolida, situando-a no contexto de críticas políticas e intelectuais às dinâmicas de modernização e desenvolvimento econômico fundantes do mundo contemporâneo. O aluno será apresentado a algumas destas perspectivas críticas e aos debates existentes entre elas, às institucionalidades e formas de governo associadas à questão ambiental bem como a estudos de caso que, nas últimas décadas do Brasil, explicitam como são recorrentes as situações em que diferentes apropriações e sentidos do meio ambiente entram em choque. O curso pretende assim fornecer subsídios para que, diante de situações as mais diversas – no debate público, nas suas práticas cotidianas, no seu local de trabalho – o aluno possa
identificar e pensar criticamente as dimensões e temas ambientais aí presentes. Executar ações extensionistas. 

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O paradigma da modernidade e o processo de modernização. A ideia de desenvolvimento e sua difusão. Emergência da questão ambiental. Institucionalidades de gestão do território e de regulação da questão ambiental. A perspectiva crítica da justiça ambiental e o estudo dos conflitos socioambientais. A perspectiva crítica dos povos não-ocidentais. Antropoceno e mudanças climáticas. trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas.

SOCIOLOGIA URBANA II - 60 HORAS

OBJETIVOS DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

O curso pretende introduzir os estudantes à sociologia urbana. Leituras e debates estão estruturados em quatro unidades, a fim de abordar tanto os conceitos fundamentais para o estudo da cidade como algumas questões de método, valorizando ao mesmo tempo as contribuições de diferentes disciplinas, além dos estudos sociológicos. Executar ações extensionistas.

EMENTA DA DISCIPLINA/ATIVIDADE:

A sociologia urbana procura decodificar a relação espaço e sociedade focando suas análises nos impactos que a aglomeração de pessoas no território provoca nas interações sociais. Analisa, portanto, fenômenos específicos de cidades e metrópoles no mundo contemporâneo. Trabalho de campo e visitas técnicas. Planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades extensionistas. 

Disciplinas de Extensão Filosofia (Licenciatura e Bacharelado)

 

EXTENSÃO

Nessa disciplina os alunos desenvolverão projetos de extensão relacionados a temas pertinentes ao curso.

PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA

Orientação individualizada de trabalho monográfico: atendimento individualizado pelo orientador de trabalho de conclusão de curso. Apresentação pelos alunos de seus projetos de TCC  em seminários presenciais ou online (em um canal de vídeos como o You Tube).

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