Niterói, 25 de março de 2022.

À Comunidade acadêmica do ICHF

Na próxima segunda-feira, dia 28 de março, retomaremos nossas atividades letivas de forma presencial depois de dois anos em atividades remotas. Estamos muito felizes com esse reencontro e ansiosos pelos novos encontros. Coordenações de curso, chefias de departamento e todo o corpo docente e técnico do ICHF trabalharam arduamente para a construção de nosso retorno.  Mas o apoio de todes é fundamental para que possamos manter a segurança. Ainda vivemos um cenário de pandemia, por isso alguns protocolos precisam ser mantidos.

Para entrar nas dependências da Universidade e, portanto, no ICHF, é necessário ter o comprovante de vacinação com o ciclo das doses completo (2 doses obrigatórias, mas a dose de reforço é essencial para a sua proteção). Docente, discente ou técnico-administrativo, faça o upload de seu cartão de vacinação. O procedimento é fácil e rápido e você pode fazê-lo acessando o portal iduff com seu login e senha. Faça o quanto antes e evite ter que levar o seu cartão todos os dias.

Passo a passo para inclusão do comprovante vacinal no Portal IdUFF:

1. Acessar o Portal ( https://app.uff.br/portal ) com a senha do IdUFF;
  2. Clicar em Comprovante de Vacinação;
  3. Ler e aceitar os termos (clicar na caixa de seleção);
  4. Clicar em Navegar para escolher um arquivo;
  5. Clicar em Anexar.

A entrega de um kit de máscaras aos estudantes com perfil de vulnerabilidade socioeconômica (que ingressaram por política de ação afirmativa) será realizada no térreo do bloco O a partir do dia 28 de março. Basta dirigir-se à sala da administração e apresentar um documento com foto. Este kit será para o primeiro mês enquanto acompanhamos as orientações do GT Covid UFF e da Secretaria Municipal de Saúde sobre o uso das máscaras. Oportunamente, agendaremos a retirada do próximo kit.

O uso adequado das máscaras é obrigatório para todes nas dependências da UFF. Assegure-se de levar o número necessário para o tempo de sua permanência em nosso instituto. Não será permitido estar nos blocos sem máscaras. Só retire a sua máscara para se alimentar ou beber água e em local próprio.

Leve sempre a sua garrafa de água e utilize o bebedouro para reabastecê-la. Caso tenha se esquecido, peça um copo descartável na sala da administração que está localizada no térreo do bloco O.

Há álcool gel disponível em todos os andares e os espaços do ICHF serão regularmente higienizados. Todas as equipes – de segurança, portaria e limpeza – receberam as orientações para este momento e para nos ajudar a manter a saúde e a segurança de todes.

Mantenha as janelas e portas abertas para permitir a ventilação natural. Se possível, evite usar os elevadores, dê preferência às escadas que estão sinalizadas para subida ou descida.

O distanciamento social mínimo de 1 metro não é mais obrigatório, mas não aglomere e mantenha os protocolos de proteção individual.

Acompanharemos as atualizações das orientações epidemiológicas do GT Covid UFF para os ajustes necessários e manteremos nossa comunidade acadêmica informada sobre qualquer alteração. O nosso plano de contingência local com todas as orientações está em fase de revisão em razão das últimas mudanças e será apreciado pelo Colegiado na próxima reunião ordinária. Em breve, enviaremos por email.

Em relação ao funcionamento presencial das secretarias, informamos que os espaços administrativos do ICHF funcionarão em sistema de rodízio, tendo em vista a necessidade de respeitarmos o direito ao trabalho remoto das e dos colegas com comorbidades. Assim, confira no site do ICHF os horários de atendimento presencial de todas as nossas secretarias. O atendimento administrativo por email continua com o horário de 12 horas. Nossas equipes estão preparadas para este retorno e esperam ansiosas para rever todes.

Nossas disciplinas serão presenciais, com exceção daquelas ministradas por docentes com comorbidades e que se enquadram na Instrução Normativa Progepe no. 019/2022. Essas medidas são essenciais para o resguardo de nossos servidores e servidoras. Da mesma forma, discente com comorbidade ou com indicação médica para não se vacinar poderá solicitar regime especial. Consulte site da UFF para todas as informações ou entre em contato com a coordenação de seu curso.

Nosso site é www.ichf.uff.br Em nosso site você encontra informações relevantes sobre os cursos de graduação e pós-graduação, estágios, secretarias, período de inscrição e ajuste, departamentos, corpo docente e laboratórios. Também incluímos documentos relevantes sobre o retorno presencial, resoluções do CEPEX, PROGRAD, PROPPI, quadro de horário, entre outros (verifique na aba Documentos: Normativas período pandemia).

Para facilitar a sua localização e organização, as salas de aula dos blocos N e P estão sinalizadas e há um quadro de avisos na entrada de cada sala com a descrição das disciplinas que serão ali ministradas e os horários. O quadro de horários geral, apresentado por cada Departamento, encontra-se afixado nos murais no térreo de todos os blocos do ICHF onde estudantes e docentes podem consultar suas turmas e salas. Qualquer dúvida, a nossa equipe estará à disposição para ajudar.

Agradecemos a colaboração e parceria de docentes, técnicos e técnicas, estudantes, equipes de zeladoria, portaria, limpeza e segurança pela coragem e responsabilidade em tempos tão difíceis e por fazerem sempre o melhor pelo ICHF.

Consulte o guia de retorno UFF na Aba Documentos em nosso site

Desejamos boas vindas e um excelente semestre letivo a todes!

Direção do ICHF