Direção do ICHF

Flávia Mateus Rios

Flávia Mateus Rios

Diretora

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais. Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF/UFF) e também professora adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde foi coordenadora do curso de Ciências Sociais- Licenciatura(2020-2021). É ex-coordenadora do Grupo de estudos e Pesquisa Guerreiro Ramos (NEGRA) e integra o programa de pós-graduação em sociologia(PPGS). Integra o Comitê Científico do AFRO/CEBRAP e do Projeto “As responsabilidades de empresas por violações de direitos durante a Ditadura” (CAAF/Unifesp). Coordena o projeto “Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação” (PDPA/FEC, 2020-2022) e o projeto ” Origens e destinos: uma avaliação da política de cotas universitárias e seus efeitos no mercado de trabalho” (CNPq 2021-2023). Integra o grupo de trabalho da Advocacia Geral da União (AGU), em 2023. É associada à ANPOCS, SBS, LASA e BRASA.

Contato: flaviarios@id.uff.br

Renata de Sá Gonçalves

Renata de Sá Gonçalves

Vice-Diretora

Professora do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense desde 2010. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Foi pesquisadora visitante na Universität Tübingen, Alemanha em 2020-2021 com financiamento da Universität Tübingen. Realizou estagio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires, Argentina (2015). Foi Coordenadora da área de Ciências Sociais/ PIBID/Capes 2014-2018. É coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA) da UFF. Membro da Associação Brasileira de Antropologia e coordenadora do Comitê de Patrimônios e Museus da ABA (2021-2022). Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Sociais (2016- 2019) da UFF. Atualmente é vice- diretora do ICHF e vice-coordenadora do curso de Antropologia da UFF (2021- atual). 

Contato: renatagoncalves@id.uff.br

Campus do Gragoatá - Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Blocos N, O e P - São Domingos - Niterói - CEP 24210-201 - RJ - Brasil

Translate »
Skip to content