História do ICHF

O Instituto de Ciências Humanas e Filosofia foi criado pelo decreto n° 62.414, de 15 de março de 1968, como parte do Centro de Estudos Gerais. Tem origem na antiga Faculdade Fluminense de Filosofia, federalizada em 13 de setembro de 1961 e incorporada à antiga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal Fluminense.

Inicialmente, incluía o Departamento de História e o de Filosofia e estava sediado à rua Miguel de Frias, junto à reitoria da UFF. Em seguida, foi criado o Departamento de Ciências Sociais. Em função desta expansão inicial, e da reduzida área física de que o ICHF dispunha no prédio da reitoria, foi necessário acomodá-lo em instalações mais amplas. Assim, o ICHF mudou-se para o Casarão da Rua Lara Vilela (atual IACS) e lá permaneceu até 1976.

Com a criação do Departamento de Filosofia e Psicologia e do curso de Psicologia, em 1972, assim como do curso de pós-graduação em História e do novo turno do curso de graduação em História, a sede na Rua Lara Vilela tornou-se insuficiente e, em 1976, o instituto mudou para as instalações no campus Valonguinho. Em 1985 ocorreu o desmembramento do Departamento de Filosofia e Psicologia e, em 1988, do Departamento de Ciências Sociais, para criação dos Departamentos de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política. A década de 1990 marca outra mudança para o ICHF, agora no campus Gragoatá. Em 2015, a partir de um projeto de ampliação da autonomia das áreas que constituíam o ICHF, ocorreu o desmembramento e criação do Instituto de Psicologia e, no ano seguinte, do Instituto de História.

Sediado nos blocos N, O e P, o Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, constituído pelas áreas de Antropologia, Ciência Política, Filosofia e Sociologia, possui atualmente 6 cursos de graduação presenciais, 5 programas de pós-graduação stricto sensu, 4 departamentos. Sua estrutura física também foi ampliada e modernizada: 39 salas de aula, 2 auditórios, 3 mini auditórios, laboratório de informática, sala de estudos, 2 salas de vídeo conferência, 2 refeitórios – para funcionários e outro para estudantes.

A postura engajada e comprometida com a democracia, a diversidade e a liberdade de expressão marcou no passado e no presente as posições e ações do ICHF na luta contra todas as formas de opressão. O instituto é atuante nas discussões e debates tanto sobre a universidade e seus rumos, quanto sobre o país, o estado do Rio de Janeiro e a cidade.

Esta pluralidade de ideias soma-se à excelência de seus cursos e transformam o ICHF num ambiente acadêmico e cultural rico e potente, contribuindo para a consolidação do papel social que a UFF assume junto à sociedade.

Campus do Gragoatá - Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Blocos N, O e P - São Domingos - Niterói - CEP 24210-201 - RJ - Brasil